Composto hexagonal mais leve e mais forte
Os compostos hexagonais DuPont™ Nomex® e Kevlar® e a fibra DuPont™ Kevlar® em outras formas ajudam a oferecer resistência leve, rigidez, dureza, resistência à corrosão e outros atributos, que agregam alto valor no uso para indústrias como as de transporte de massa, construção e remessas marítimas.
Por mais de 30 anos, a indústria de transporte tem incluído compostos hexagonais feitos com DuPont™ Nomex® tendo em vista a proporção excelente de resistência/peso, o que ajuda a oferecer benefícios econômicos vitais como economia de energia e aumentos de carga útil. Estruturas de folha rígidas e finas Nomex® são usadas para ajudar a reforçar, mas deixar leves, compostos sanduíche hexagonais encontrados em peças de aeronaves como painéis de assoalho, paredes internas, compartimentos de bagagem de mão, superfícies de controle externas, nacelas de motor e lâminas de helicóptero e lanças de cauda. Os compostos hexagonais Nomex® também são usados na construção de barcos para ajudar a flutuabilidade que aumenta a velocidade.
Os compostos hexagonais feitos com DuPont™ Kevlar® entraram no mercado há aproximadamente 15 anos e se mostraram ser a solução mais leve para a indústria aeroespacial por causa de um reforço e de uma rigidez específicos mais altos em comparação com soluções DuPont™ Nomex®.
Os compostos de construção ajudam a reforçar estruturas de concreto
DuPont™ Kevlar® oferece desempenho e agrega valor aos clientes da indústria de compostos de construção ajudando a proporcionar propriedades de alongamento melhores. Kevlar® ajuda a conter rachaduras nas estruturas causadas por erros de construção quando ocorrem desastres naturais.
Compostos marítimos
Kevlar® em compostos marítimos ajudam a oferecer um equilíbrio ideal entre resistência, rigidez e propriedades leves para muitas aplicações marítimas. Em barcos de patrulha e serviço, velocidades maiores podem ser atingidas aumentando-se a potência do motor – essa opção tem o potencial de ser proibitivamente cara. Outra forma é reduzir o peso é incorporando o reforço da fibra Kevlar® em construções laminadas existentes ou em novos projetos. A fibra Kevlar® pode ajudar a reforçar cascos para ficarem mais leves, porém mais resistentes e mais tolerantes a danos, resultando em um desempenho melhor mediante a carga de cansaço hidrodinâmico.
As fibras aramida DuPont™ Kevlar® e resistentes a chama DuPont™ Nomex® se mostraram altamente indicadas para a construção de cascos, superestruturas, divisórias e móveis que sejam resistentes e duráveis. Em iates de luxo e grandes embarcações com 96 pés ou mais, o peso do casco e da superestrutura representa uma proporção menor do peso total do que em barcos de patrulha ou de serviço. Os barcos maiores continuam precisando ser construídos com peso mínimo ou dentro de determinados limites de peso. Em casos assim, porém, normalmente são feitas reduções de peso para render aumento na velocidade, ou compensar a redução de peso com maior economia de combustível, aumento da carga útil ou transporte de mais acessórios.
O uso de Kevlar® em barcos de passeio e para maxis, veleiros e barcos a motor de competição conquistou amplo reconhecimento no mundo das competições. Os veleiros (maxis) participantes de eventos prestigiados, como a America's Cup, o Glove Challenge e a Whitbread Cup, além de inúmeras lanchas de campeonatos offshore, atribuíram seu sucesso ao uso da fibra Kevlar® e Nomex® na construção de cascos e superestruturas (incluindo Kevlar® em velas). Caso a velocidade seja o critério principal para o uso de materiais compostos avançados, a resistência a condições adversas vem em segundo lugar.